terça-feira, 17 de agosto de 2010

Paulo Vilela mostra seu lado "chef" com um doce de coco .

Uma mistura de pudim, beijinho de coco e cocada. É assim que Paulo Vilela define a sua sobremesa favorita: a Biriba. "Essa receita é da família de uma grande amiga. Há oito anos, quando a conheci, ela me apresentou essa sobremesa e eu adorei", conta ele, que desde então faz o doce de coco sempre que surge uma ocasião.

O gosto de Paulo pela gastronomia não é de hoje. Desde criança o ator, que interpreta o estudante de medicina Breno, de "Escrito nas Estrelas", adora de cozinhar. "Toda minha infância foi em fazenda. Lá meu pai construiu um minifogão a lenha para mim. Como era muito pequeno para acender, fazia comidinhas de barro", lembra, aos risos.

Mas a brincadeira foi além. No ano passado, Paulo se matriculou em um curso de Gastronomia. Já com um certo conhecimento e habilidade, o ator aprendeu dicas e truques de "chefs". Alguns surpreendentes: "Aprendi que não se deve lavar o arroz. Antes, eu achava que só não lavava quando era para fazer risoto, mas não", destaca ele, que também aprendeu a utilizar os termos profissionais para cada ferramenta da cozinha. "O misturador de claras chama-se "fouet". Os ingredientes são os insumos. "Mise en place" é separar os ingredientes em tigelinhas para facilitar na hora do preparo".

Para fazer a biriba não é necessária muita experiência. "A sobremesa pode ser feita em um refratário fundo para servir de colher ou em um mais baixo para cortar em quadradinhos", explica Paulo. "A receita original não leva coco em flocos, mas acho que assim fica mais saboroso".

Depois de pronto, a Biriba pode ser servida quente ou gelada. "Eu gosto mais quente, porque fica mais cremoso. Se colocar na geladeira, fica mais durinho, o que também é muito bom", garante.

Paulo tem o sonho de, um dia, abrir seu próprio restaurante. Daí o interesse em fazer um curso profissionalizante. "Mas antes de realizá-lo tenho de saber como funciona uma cozinha industrial", justifica.

0 comentários:

Postar um comentário